Equipe

Nossa Equipe

Leonardo Barreto

Direção Geral

Luiziana Schaefer

Direção de Ensino

Tatiane Santos

Coordenação Geral

Professores

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Perita Criminal Oficial no Departamento Médico-Legal do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS). Compõe a equipe multidisciplinar do Centro de Referência ao Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) em Porto Alegre-RS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, abuso sexual, psicologia forense e perícia psicológica.

Adriana Miele

Médica Psiquiatra (FURG). Mestre em Psicologia/Cognição Humana (PUCRS). Doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS). Possui Residências Médicas em Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica. Especialização em Psiquiatria (CEJBF/UFSCPA). Perita Médica-Legista no Departamento Médico-Legal de Porto Alegre (IGP-RS), onde integra as equipes de Sexologia Forense e Perícias Psíquicas. Compõe a equipe multidisciplinar do Centro de Referência ao Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) - Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV)/ Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal e Deontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina legal, violência sexual e doméstica e abuso sexual.

Angelita Rios

Psicóloga graduada pela PUCRS. Mestranda no PPG em Psicologia da PUCRS, onde é bolsista CNPq de Mestrado em Psicologia Clínica no Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC) da PUCRS. Possui experiência na temática da violência contra as mulheres.

Beatriz Gross Curia

Graduado em Psicologia (Universidade do Porto, Portugal). Perito, Psicólogo Forense no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Portugal, Delegação do Norte. Doutor em Psicologia (Universidade do Porto). O Dr. Carlos tem desenvolvido estudos sobre o Protocolo de Entrevista Forense NICHD e a avaliação da credibilidade de alegações de suspeitas de abuso sexual contra crianças. É o pesquisador responsável pela adaptação do Protocolo do NICHD em Portugal e colaborador na adaptação do protocolo no Brasil.

Carlos Peixoto

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Intervenção Social com Famílias (PUCRS). Atualmente é especializanda em Direito da Criança e do Adolescente com Ênfase em Socioeducação e em Justiça Restaurativa pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. É Assistente Social Judiciária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no presente momento, com atuação na Coordenadoria da Infância e Juventude e na Autoridade Central Estadual. É entrevistadora forense de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência na modalidade de audiências de Depoimento Especial, capacitada pelo TJRS em protocolos de entrevista forense.

Graziela Leal

Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduada em Psicologia pela mesma instituição. É colaboradora no Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC) . Tem aperfeiçoamento em Terapias Cognitivas pela Wainer - Psicologia Cognitiva. Realiza especialização em Terapias Comportamentais Contextuais no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Também atua como psicóloga clínica em consultório. Tem experiência na temática de violência contra mulheres, realizando pesquisas com essa ênfase e atuando no atendimento dessa população.

Júlia Carvalho Zamora

Médica Psiquiatra (PUCRS). Doutora em Medicina e Mestre em Psiquiatria Forense (Universidad Nacional de La Plata). Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Docente de la Maestría en Psiquiatría Forense de la UNLP. Coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria. Diretora Científica, de Ensino e Pesquisa do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso. Membro da Câmara Técnica de Perícias Médicas do CREMERS. Fundadora e Presidente da Red Iberolatinoamericana de Investigación y Docencia en Salud Mental Aplicada a lo Forense. Member-at-Large of Section of Forensic Psychiatry, World Psychiatric Association. Editora Associada da Revista de la Facultad de Medicina - Colômbia. Ex-Diretora do Exercício Profissional da Sociedade de Psiquiatria do RS

Lisieux de Borba Telles

Possui graduação em Psicologia pela Unisinos (2003). Realizou seu Mestrado (2006), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2014)  na UFRGS. Coordenou o CEP-RUA/NH, programa de pesquisa e atendimento psicológico para vítimas de violência sexual (2005-2013). Atualmente é professora adjunta no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC/ PPG em Psicologia/ PUCRS) e supervisora do Núcleo de Atendimento em Psicologia Jurídica (NAPSIJUR) do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP/ PUCRS). Atua como professora no curso de especialização em terapia cognitivo comportamental (PUCRS). Foi coordenadora do grupo de trabalho da ANPEPP Tecnologia social e inovação: intervenções psicológicas e práticas forenses contra a violência (2012-2017). É editora chefe da Revista Temas em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no desenvolvimento em situação de risco e vulnerabilidade social.

Luísa F. Habigzang 

Graduada em Psicologia (PUCRS). Possui Pós-doutorado em Medicina Legal e Ciências Forenses (CAPES/Universidade do Porto). Doutora em Psicologia (PUCRS) com período de doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses - Delegação do Norte, Portugal. Mestre em Psicologia/Cognição Humana (CNPq/PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Jurídica (CFP). Docente em Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação no Brasil e em Portugal. Pesquisadora Pós-doc no PPG em Psicologia da PUCRS. Membro efetivo do International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG). Atua como Perita Criminal Oficial no Departamento Médico-Legal do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (SSP-RS) desde 2010.

http://lattes.cnpq.br/9436611325920979

Luiziana Schaefer

Graduada em Serviço Social pela Unisinos. Mestre em Serviço Social pela PUCRS e possui Especialização em Violência Doméstica contra criança e adolescente pela USP. Atualmente, é Assistente Social Judiciário do Tribunal de Justiça do RS, atuando como Assessora Técnica da Coordenadoria da Infância e Juventude. Autora dos livros: 1) Entre quatro paredes: a intervenção profissional do Assistente Social na tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes em situação de abuso sexual; 2) Serviço Social no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: sistematizações sobre o cotidiano profissional; 3) Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes: quando a multidisciplinaridade aproxima os olhares. 

Marleci Hoffmeister

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Assistente Social Judiciário lotada na Comarca de NH (2015), com atuação nas Varas de Família, Criminal e da Infância e Juventude. É entrevistadora forense de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, capacitada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como tutora e instrutora no Centro de Formação do Tribunal de Justiça (CJUD-RS) nos Cursos de Capacitação em Depoimento Especial para Magistrados e equipes técnicas multidisciplinares do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, além de realizar a capacitação nesta temática de promotores de justiça, policiais civis e peritos externos ao Tribunal de Justiça do Estado.

Mirani Dutra

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia, com ênfase em Cognição Humana pela PUCRS, e com doutorado sanduíche na Brown University (USA). Tem especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e é professora do curso de Psicologia da FACCAT. Começou a participar de pesquisas na área de Psicologia Criminal ainda na graduação, participando de entrevistas para avaliação de psicopatia no contexto prisional, e vem se dedicando a essa área desde então. Possui ampla experiência em avaliação psicológica e tratamento de casos com comportamentos antissociais e traços psicopáticos. 

Roberta Salvador

Graduada em Direito pela UFPEL e em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRGS. Possui Pós-doutorado em Psicologia (UFRGS) e Especialização em Psicologia Jurídica (ULBRA). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Psicologia Forense da Universidade de Portsmouth (UK). Atualmente, é pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica da UFRGS. Desenvolve trabalhos na área de avaliação psicológica forense, prestando assessoria técnica a advogados de Direito de Família. Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia Unisinos Porto Alegre.

Vivian Lago

+55 51 3276.3197

51 9137-4004 NOVO!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© Copyright 2020 por Instituto Cognus